BEM-VINDO SETEMBRO!

01/09/2023

No Brasil, o mês de setembro traz consigo uma série de eventos, celebrações e aspectos culturais que refletem a diversidade e riqueza do país. Enquanto se despede do inverno e dá as boas-vindas à primavera, este mês é repleto de significados que abrangem desde a independência até as tradições folclóricas.

O dia 7 de setembro é uma data de grande importância para o Brasil, pois marca o Dia da Independência. Neste dia, em 1822, o país proclamou sua independência de Portugal, após uma série de eventos que culminaram com o famoso "Grito do Ipiranga", pronunciado por Dom Pedro I. Essa data é celebrada com desfiles, eventos cívicos e reflexões sobre a história e a soberania da nação.

Setembro também é o mês que abraça a chegada da primavera no Brasil. Com suas flores coloridas e temperaturas mais amenas, a primavera traz um ar de renovação para o país, especialmente em suas regiões mais tropicais, onde a floração é intensa e diversificada.

A cultura nordestina ganha destaque em setembro com as festas em homenagem a São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, conhecidos como "Ibejis" na religião afro-brasileira. Essas festas, que acontecem em diversas partes do Brasil, celebram a cultura negra e as tradições religiosas, com distribuição de doces, brinquedos e alegria, especialmente voltados para as crianças.

Além disso, o folclore brasileiro é lembrado em setembro com o Dia do Folclore, celebrado em 22 de setembro. Essa data é uma oportunidade para relembrar e valorizar as ricas tradições, lendas, mitos e manifestações culturais presentes em todo o território nacional. É um momento para honrar personagens como o Saci-Pererê, a Iara, o Curupira e tantos outros que fazem parte do imaginário popular.

No campo esportivo, o futebol tem um papel especial em setembro, com diversos campeonatos em andamento e partidas emocionantes que movimentam o país. O futebol é uma paixão nacional que une torcedores de diferentes regiões em torno dos estádios e das telas de TV.

Portanto, setembro no Brasil é um mês repleto de cores, celebrações e cultura. Da independência à primavera, das festas folclóricas ao amor pelo futebol, este mês oferece uma janela para as diversas facetas que moldam a identidade brasileira e destacam a rica herança cultural do país.